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WhatsApp lança QR Code para agenda, link para catálogo e novas figurinhas animadas para sua versão Business

Pagamento pela plataforma ainda aguarda liberação do Banco Central

WhatsApp: (Foto: Thomas Trutschel/Photothek via Getty Images)
WhatsApp lança QR Code para agenda, link para catálogo e novas figurinhas animadas para sua versão Business (Foto: Thomas Trutschel/Photothek via Getty Images)

Com o crescimento das conversas instantâneas como meio de comunicação entre empresas e clientes durante a pandemia, o WhatsApp lança hoje novas ferramentas voltadas exclusivamente para os negócios. Uma delas é que, a partir de agora, o compartilhamento de catálogo de produtos e serviços, lançado em novembro, poderá também ser repassado por via de um link. A atualização desse recurso também permite repassar itens individuais em sites e outras redes ou no próprio WhatsApp.

Outra novidade é usar o código QR para iniciar conversas com empresas. No lugar de adicionar manualmente à lista de contatos, agora será possível escanear o código QR na vitrine de uma loja, em uma embalagem ou em um recibo para iniciar uma conversa com uma empresa no aplicativo. O recurso está disponível no app WhatsApp Business, voltado para os pequenos negócios, e a API do WhatsApp Business, usado no atendimento ao cliente de grandes empresas.

O WhatsApp ainda acrescentará à sua galeria figurinhas animadas voltadas para o comércio, como “seu pedido está pronto”, “volto logo” e “oferta especial”, e haverá a opção modo escuro para a versão web e para computadores. A empresa disse também que haverá melhorias para chamadas de vídeo em grupo e a chegada do Status para usuários de KaiOS.

O pagamento no WhastApp é um outro recurso que chegou em meio à pandemia, mas foi suspenso por disposições do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo a empresa, o Cade liberou a operação na semana passada e agora o serviço depende da aprovação do Banco Central.

Pequenos negócios

Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, cerca de 50% dos micro e pequenos negócios digitalizaram nesta pandemia, o que foi fundamental para a sobrevivência e ajudou, com outras rede sociais, a crescer até 30% as vendas em alguns casos. Para ele, mesmo com a volta do atendimento presencial, o digital deve continuar em expansão.

— O WhatsApp é prático mas funciona muito a partir da divulgação boca a boca. Alguém testa, fideliza e fala para os amigos.

A empresária Edilma Lima, da Eco&Play, é uma das comerciantes que passou a usar mais o aplicativo no isolamento social. Uma das ferramentas que ela mais usa é a o status (uma espécie de stories), onde ela consegue atrair a atenção do cliente e gerar vendas.

— Eu já usava o WhatsApp antes da pandemia para vendas e marcações de atendimento ao cliente. Hoje utilizo até para mandar documentações, comprovantes de pagamentos e fotos. Fazemos praticamente tudo, de compras e vendas no exterior à reuniões.

Apesar da praticidade, Edilma ressalta que é importante ter cuidado para não bombardear o cliente de informações quando se trata de uma empresa.

A empresária Juliana Mattos também sabe bem como estratégia e bom senso são essenciais para os negócios por WhatsApp. Sócia do sexshop Sex Delícia, a discrição é a alma do seu negócio.

Fonte: Epoca Negocios. https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2020/07/whatsapp-lanca-qr-code-para-agenda-link-para-catalogo-e-novas-figurinhas-animadas-para-sua-versao-business.html